segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Bíblia condena aquilo que hoje conhecemos por homossexualidade?

por: Daniel A. Helminiak foi padre por 28 anos. Ph.D. em teologia

O pecado de Sodoma: a falta de hospitalidade
A história de Sodoma é provavelmente a mais famosa passagem bíblica que trata da homossexualidade, ou pelo menos é considerada como tal. Ela está no livro do Gênesis, capítulo 19, versículos de 1 a 11.

Nela, por que Lot desejaria expor suas filhas ao estupro? Por que Lot se oporia ao interrogatório e abuso de seus visitantes por parte dos habitantes da cidade? Lot era apenas um homem, ou, conforme as Escrituras, um homem de bem. Ele fez o que era certo e da melhor forma possível. Entre todas as pessoas de Sodoma, apenas ele teve a delicadeza de convidar os visitantes para passar a noite em sua casa.

Nas regiões desérticas como a de Sodoma, permanecer ao relento exposto ao frio da noite podia ser fatal. Logo, uma regra básica da sociedade de Lot era oferecer hospitalidade aos viajantes. Essa mesma regra faz parte da tradição das culturas semitas e árabes. Esta regra é tão estrita que proibia o ataque até mesmo a inimigos que tivessem recebido oferta de abrigo para passar a noite. Assim, fazendo o que era certo, seguindo as leis de Deus conforme ele a entendia, Lot recusou-se a expor seus convidados ao abuso pelo homens de Sodoma. Fazê-lo significaria violar a lei da sagrada hospitalidade.

Até mesmo Jesus entendia o pecado de Sodoma como o da falta de hospitalidade (Mateus 10:5-15). Outras passagens da Bíblia afirmam a mesma coisa de maneira bastante clara. Há outras referências bíblicas menos diretas a Sodoma: Isaías 1:10-17 e 3:9, Jeremias 23:14 e Sofonias 2:8-11. Os pecados listados nestas citações são a injustiça, a opressão, a parcialidade, o adultério, as mentiras e o encorajamento dos pecadores. Ainda assim, as pessoas continuam a citar a história de Sodoma para condenar aqueles que são gays e lésbicas.

Há uma triste ironia acerca da história de Sodoma quando compreendida à luz de seu próprio contexto histórico. As pessoas atacam homens e mulheres homossexuais porque eles são diferentes, esquisitos, estranhos. Lésbicas e gays não se encaixam em nossa sociedade, fazendo-se com que eles permaneçam estranhos, estrangeiros. São deserdados por suas próprias famílias, separados de seus filhos, despedidos de seus empregos, despejados de imóveis e expulsos de bairros, insultados por personalidades públicas, espancados e assassinados nas ruas. Tudo isto é feito em nome da religião e da suposta moralidade judaico-cristã.

Esta opressão é o próprio pecado do qual o povo de Sodoma foi culpado. É exatamente este o comportamento que a Bíblia condena repetidas vezes. Portanto, aqueles que oprimem os homossexuais devido ao suposto “pecado de Sodoma” podem ser eles próprios os verdadeiros “sodomitas” tal como a Bíblia os entende.



3 comentários:

  1. A noção de que a homossexualidade foi o PECADO de Sodoma é produto de século de interpretaÇões ERRÔNEAS das escrituras e do desconhecimento do contexto socioculturaL daquela época.

    "... infelizmente o livro de GENEsis é um texto clássico muito utilizado como prova de condenação bíblica à homossexualidade.
    O comportamento dos sodomitas no relato de Gênesis 19 dissipa qualquer possibilidade de referências condenatória ao amor entre iguais, exatamente pq o relato nada menciona sobre relações homoafetivas. A intenção daqueles homens era submeter os visitantes a uma situação humilhante. Não havia nada de afetividade naquela situação.
    Certamente Ló os conhecia bem e se fossem mesmo homossexuais, ele não teria oferecido suas filhas para serem abusadas.
    Não Há textos bíblicos que relatem atos homogenitais cometidos ali, nem entre homens, muito menos entre mulheres. E ainda que tais atos tivessem sido relatados, o seriam em um contexto de violência e abuso ou como expressão dos ritos orgíacos das religiões cananeias."

    A igreja precisa se LIBERTAR da HOMOFOBiA e pregar o AMOR de JEsUs CRiSTO.

    JeSuS
    iS
    LiFe

    ResponderExcluir
  2. FONTE: Feitosa Alexandre, Biblia & Homossexualidade - Verdades e Mitos, RJ:Metanoia,2010.

    ResponderExcluir
  3. eu postei os créditos do texto de onde me baseei para o post. mas o resultado foi aquela estranha tarja branca. bíblia & homosexualidade

    ResponderExcluir