sábado, 5 de janeiro de 2013

O Rei, A Velha e O Senhor Buda


Um rei viajava levando ricas oferendas para o Senhor Buda.
No caminho sua carruagem cruzou c uma velha mendiga.
O rei disse “pare cocheiro. Mostrarei minha compaixão”. E deu a velha uma maçã.
A velha faminta pegou a maçã c a mão trêmula e a guardou.
O rei disse “coma, velha, ñ está c fome?”
Mas a velha apenas sorriu.
O rei seguiu seu caminho e chegando ao local onde se encontrava o Senhor Buda, viu q haviam muitas pessoas ao seu redor ofertando coisas. Mas disse “Ele irá me receber.  Aqui  ñ tem ninguém c  oferendas + preciosas q as minhas”.
O rei mandou seus escravos afastarem as pessoas d seu caminho e se aproximou do Senhor Buda dizendo “eu sou rei e trago o melhor d meu reino para o Senhor” e mostrou baús cheio d joias, animais exóticos, tapetes d rara beleza e um banquete d frutas d todos os tipos.
Mas o Senhor Buda ñ demonstrou interesse algum.
O rei ficou confuso e qdo ia falar alguma coisa, viu a velha mendiga se aproximar.
A velha pegou a maçã c sua mão trêmula  e a ofertou ao Senhor Buda.
O Senhor Buda pegou a maçã e sorriu.
O Senhor Buda fez um gesto d agradecimento.
A velha e cansada mendiga sentou aos pés do Senhor Buda, repousou sua cabeça grisalha nos joelhos do Senhor, deu um suspiro, fechou os olhos e morreu.
O rei vendo tudo aquilo se indignou. “eu sou rei, vim d longe trazendo as melhores oferendas mas o Senhor ñ apreciou, nem me agradeceu. Essa velha imunda deu-lhe só uma maçã q fui eu mesmo q dei a ela na estrada. E o Senhor a recebe?”
O Senhor Buda disse “por favor, entenda. vc me ofertou apenas o q tinha d sobra. Mas ela me deu tudo o q tinha. Agora descansou seu corpo velho e doente. Mas sua alma estará sempre comigo. Vá. leve tudo q me ofertou aqui e dê a quem precisa. E nunca + acumule aquilo q ñ necessita.”
E o rei arrogante se calou diante do Senhor Buda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário